Trecho da rodovia entre Irati e São Mateus do Sul teve a pavimentação paralisada após identificação de fósseis raros. Entre eles está o Mesosaurus brasiliensis, um lagarto aquático que viveu há cerca de 280 milhões de anos.
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) informou que estuda maneiras de retomar o trabalho ou propor alternativas para a obra.
A paralisação ocorre depois que a licença ambiental foi suspensa, seguindo recomendação do Ministério Público Federal (MPF). O órgão apontou irregularidades na emissão do documento pelo Instituto Água e Terra (IAT).
Segundo o MPF, o IAT liberou a licença sem consultar o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o que configura falha no processo de aprovação ambiental.
Meses atrás, trabalhadores que atuavam em outra na BR-153, em Irati, encontraram fósseis. Desde então, pesquisadores da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) passaram a estudar os vestígios.
Os fósseis estão impressos em camadas de folhelho betuminoso, que é uma rocha abundante na região e que funciona como uma esponja, absorvendo matéria orgânica. O Mesosaurus brasiliensis é a espécie que mais aparece nas rochas analisadas pelos pesquisadores.

* Com informações portal g1