A Polícia Militar (PM) confirmou que o motorista, de 43 anos, que conduzia o ônibus da Apae e que se envolveu em um acidente com trem, em Jandaia do Sul, norte do Paraná, estava com a Carteira Nacional de Habilitação vencida desde o dia 23/01/2023. A batida, que aconteceu no final na manhã desta quinta-feira (9), provocou a morte de duas alunas, de 15 e 11 anos, e deixou vários feridos. O prefeito Lauro Junior informou que o condutor foi afastado.
O motorista chegou ser ouvido pelo delegado Carlos Diego Paravidino, que informou que o condutor pode responder por homicídio culposo na condução de veículo automotor. “Ouvimos o motorista, testemunhas e vamos ouvir vítimas. Requisitamos perícia no ônibus, informações do trem, vamos concluir o inquérito e encaminhar para o Ministério Público. Foi instaurado inquérito para apurar a prática de homicídio culposo na condução de veículo e lesão corporal culposa”, detalha.
O prefeito Lauro Junior disse que a prefeitura vai abrir uma sindicância para apurar a conduta do motorista, que foi contratado através de concurso público em agosto de 2022.
” Levantamos documentação do motorista e realmente vencida, tinha um prazo até final de fevereiro para renovar, ele é habilitado na categoria AD, que contempla o transporte coletivo. No começo de 2022 a prefeitura ofereceu um curso para os motoristas do transporte escolar, já pensando nessa segurança, mas como ele entrou recentente, possivelmente não passou por esses cursos. Foi aberto procedimento administrativo e ele já foi afastado e vamos tomar as medidas jurídicas cabíveis. Estamos ofertando acompanhando assistencial e psicológico. Em 19 de meio de 2022 solicitamos a empresa Rumo melhorias, mais segurança nos cruzamentos. Foi instalado um semáforo teste em uma das passagens, e ira ser colocado nas demais, mas isso ainda não aconteceu. A velocidade do trem é outra questão que também nos preocupa”, disse.
Com informações TN Online