A Polícia Militar de Ivaiporã impediu um golpe envolvendo falsificação de documentos e estelionato na tarde de quarta-feira (28). Um suspeito, que admitiu participar de uma quadrilha especializada em crimes cibernéticos, foi detido no centro da cidade.
Durante o patrulhamento na Rua Arapongas, a equipe abordou dois homens em atitude suspeita. Ambos acataram a ordem e foram revistados. Apesar de não encontrarem itens ilícitos na revista, os policiais desconfiaram da justificativa de um deles por estar na cidade.
Após questionamentos, ele revelou que estava em Ivaiporã para retirar um cartão de crédito em nome de outra pessoa, com limite de R$ 15 mil. O homem afirmou que o cartão seria usado pela quadrilha para compras fraudulentas, deixando o titular em prejuízo. Em troca, receberia R$ 1.000 pelo serviço.
Com as informações, a equipe localizou o hotel onde o suspeito estava hospedado. No local, apreenderam dois cigarros de maconha, pesando 0,52 gramas, um comprovante de tentativa de retirada do cartão em uma agência bancária e uma passagem de embarque emitida em nome falso.
A vítima, moradora de Ivaiporã, foi localizada no local de trabalho e alertada sobre uma tentativa de golpe. Ela desconhecia a emissão do cartão e o uso indevido de seus dados.
O suspeito, os objetos apreendidos e a vítima foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais. O caso foi registrado como falsidade ideológica, falsificação de documento oficial e estelionato.