Os 53 alunos do Curso de Formação de Soldados da 6ª Companhia Independente da Polícia Militar (6ª CIPM) começarão o estágio operacional nas ruas dos 14 municípios da área da corporação a partir da próxima segunda-feira (15).
De acordo com o major Rangel Calixto Peijo comandante da 6ª CIPM, os alunos durante o estágio operacional atuarão em dupla realizando o policiamento.
“Isso significa que eles concluíram toda a grade curricular acadêmica, matérias como direitos humanos, tiro policial, armamento, atendimento pré-hospitalar, direito penal, processo pela, enfim, toda a gama que envolve a formação desses novos policiais”.
As condições do estágio ainda serão regulamentadas pela PMPR, “mas a completude é que eles estarão nas ruas. Juntamente com um policial antigo até o mês de setembro”, comentou. Em todo o estágio, eles serão supervisionados operacionalmente pela unidade onde atuarão.
A formatura militar e social dos novos soldados acontecerá em setembro. “A partir de então serão efetivamente policiais militares de 1ª classe, aptos a trabalharem inclusive em duplas entre eles”, explicou o comandante.
Com relação aos locais onde os futuros policiais militares trabalharão, o comandante explica que a tendência é que o Comando Regional faça a distribuição.
“Nós temos um compromisso forte do nosso comandante regional que irá deixar os 53 alunos aqui em Ivaiporã de maneira que ele consiga prover o policiamento em todas as cidade de maneira ininterrupta. Ainda com a possibilidade de recebermos uma quantidade a mais de alunos, para viabilizar que os antigos que temos aqui, que moram em Londrina, Apucarana, Rolândia e Arapongas, possam retornar às suas casas”, explicou.
Para major Rangel os novos policiais que estão sendo formados na 6ª CIPM são muito bons, “de uma geração diferenciada, a maioria já tem curso superior. Nós conseguimos, na questão estrutural trazermos instrutores de fora, e isso proporcionou uma capacitação muito boa para os nossos alunos, e arrisco a dizer que tivemos uma das melhores capacitações do Paraná, pela gama de instrutores que tiveram”, completou o comandante da 6ª CIPM.