Ivan Maldonado Online

Ano letivo começa com ampliação de escolas cívico-militares no NRE de Ivaiporã

Colégio Estadual Bento Mussurunga inicia ano letivo como escola cívico-militar integral em Ivaiporã
Colégio Estadual Bento Mussurunga passa a adotar o modelo integral cívico-militar em 2026 / Foto: Ivan Maldonado

Colégio Estadual Bento Mussurunga inicia ano letivo como escola cívico-militar integral em Ivaiporã

O ano letivo de 2026 na rede estadual começa nesta quinta-feira (5) nas escolas atendidas pelo Núcleo Regional de Educação (NRE) de Ivaiporã. Os professores retornaram às unidades na terça-feira (3) para estudos e planejamento pedagógico.

O NRE de Ivaiporã é responsável por 53 escolas estaduais em 14 municípios, 12 do Vale do Ivaí e dois da região central do estado. A rede atende cerca de 11 mil estudantes. O número pode variar, já que o período de matrículas segue em andamento. (veja fotos abaixo)

VEJA TAMBÉM: Dois acidentes na PR-487 movimentam equipes de resgate em Manoel Ribas

Uma das principais novidades deste ano é a ampliação das escolas cívico-militares na região. Segundo a assistente de chefia do NRE, Soeli de Souza, o número de unidades passou de cinco para seis em 2026, após consulta às comunidades escolares.

O destaque é o Colégio Estadual Bento Mussurunga, em Ivaiporã, que passa a funcionar como escola integral cívico-militar. A unidade é a única do Núcleo Regional de Educação de Ivaiporã com esse modelo.

Em relação ao início do ano letivo, Soeli informou que as escolas estão preparadas para receber os alunos. As unidades passaram por organização dos espaços, limpeza e verificação da merenda. “Também está em andamento a distribuição de kits de material escolar, com cadernos, lápis e outros itens necessários”.

Segundo a diretora do Colégio Estadual Bento Mussurunga, Renata Martins Gonçalves Venciguerra, a mudança para o novo modelo já refletiu no aumento do número de alunos matriculados.

“Em 2025, no modelo integral, tínhamos cerca de 245 alunos. Com o novo modelo piloto, que é o cívico-militar integral, passamos para aproximadamente 310 alunos matriculados, além de lista de espera para algumas turmas”, afirmou.

Renata destacou que os preparativos para o início das aulas estão concluídos e que a equipe está alinhada com os monitores do modelo cívico-militar.

“Estamos em fase de estudo e planejamento desde terça-feira. Os monitores, que são policiais da reserva, já estiveram na escola, conversaram com a equipe e estamos organizando tudo para receber bem os estudantes”, disse.

Ela ressaltou que o modelo integral será mantido, com foco no acolhimento e no cuidado com os alunos.

“O estudante passa o dia inteiro na escola, então é fundamental o olhar de cuidado, a escuta ativa, o pertencimento e as refeições. O modelo cívico-militar vem para somar, com avanços na disciplina, na organização e no respeito à cidadania e ao civismo”, completou.

(Mais notícias da região

LEIA TAMBÉM:

Rolar para cima
Logotipo Ivan Maldonado Online
Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.