O Secretário de Estado de Saúde, Beto Preto, disse durante entrevista no Bom dia Paraná, da RPC, que em 15 dias o número de casos da Covid-19 poderá crescer três vezes e ressaltou a importância das medidas para evitar a propagação do coronavírus.
“Estamos muito próximos de um colapso”, explicou o secretário. Beto Preto disse ainda que enquanto não se tiver uma vacina e um tratamento mais preciso contra a doença essa deve ser a dinâmica do sistema para atender a demanda da população e conseguir atender a todos que precisarem de atendimento.
Questionado sobre a desativação de leitos há poucos dias, Beto Preto informou que a Saúde esperava a agudização do casos no fim do verão, mas que a movimentação da campanha eleitoral havia antecipado esses casos. “Então não quer dizer que houve erro de planejamento, apenas uma adequação do sistema ao número de casos”, disse. Beto Preto adiantou que novos leitos já serão ativados em Umuarama, Guarapuava e Maringá.
As cirurgias eletivas em todo o Paraná também foram suspensas pelo Governo do Estado. A medida está no decreto 1412, editado na noite de quinta-feira, 26, e deve entrar em vigor por 30 dias, a conta de 1º de dezembro.
Beto Preto explicou que a decisão foi tomada após os números da Covid-19 no estado terem se agravado nos últimos dias. “A medida tem como objetivo liberar as equipes de atendimento para os casos de Covid-19, por enquanto seguem liberadas as cirurgias ambulatoriais”, disse Preto.
Fonte: TN Online