Ivan Maldonado Online

Ivaiporã registra o maior intervalo sem novos casos de Covid

sem casos
Imagem ilusdtrativa / Foto: Rovena Rosa/Agência Brasi

De acordo com informações fornecidas pelo Departamento Municipal de Saúde, Ivaiporã  está há duas semanas sem registrar novos casos da Covid-19. Este é o maior intervalo desde que a pandemia começou em 2020.

O último registro de novos casos da doença em Ivaiporã foi em 30 de novembro. Com isso, dezembro segue se nenhum registro. Além disso, o município está, há 5 dias, sem pacientes positivado em domicílio.

Nesta terça-feira (14), a única pessoa positivada na cidade permanecia internada na UTI do Hospital Regional, um homem 48 anos sem vacina.   Outras 15 pessoas com suspeita da doença aguardam resultados de exames do Lacen, dentre, elas uma pessoa que se encontra internada na enfermaria.  

A cidade também não registra óbito por complicações da doença há 70 dias, o último óbito foi em 5 de outubro.  

De acordo com a diretora de Saúde, Cristiane Pantaleão são várias as situações que levaram a esse resultado positivo. “Sem dúvida, a primeira delas é a vacina. Vimos o resultado, assim que fomos alcançando o índice de pessoas vacinadas, o número de pessoas internadas foi reduzindo”.    

Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, Ivaiporã atingiu a marca de 100,09% das pessoas acima de 12 anos vacinadas com pelo menos uma dose de imunizantes contra a covid-19. A contagem se baseia em dados do IBGE e indica 26.882 pessoas vacinadas. a população estimada (IBGE)  é  26.622.

Com as duas doses aplicadas são 22.015 (83,49%) e dose de reforço foram vacinadas 3.628 pessoas (13,49%).

Outro fator primordial para esse resultado, segundo Cristiane foi conseguir manter as medidas não farmacológicas. “Apesar das pessoas terem a algum tempo voltado a rotina. Elas tem voltado a rotina com os cuidados mínimos, uso de álcool, lavagens das mãos, uso de máscara. Tudo isso, ajuda a termos o resultado que temos hoje, nenhum caso ativo em domicilio e nenhum caso novo surgindo”, disse Cristiane.

Cristiane destaca ainda, o empenho de todos os trabalhadores da saúde e também da população que aderiu as campanhas contra o combate ao coronavírus. “Pedimos ainda para que continuem com os cuidados básicos, porque não sabemos ainda o que vai vir com essa nova variante. Temos a questão do final do ano, muita gente de fora e além disso, muitas pessoas viajam também.  Então não podemos nos descuidar e ficar sem máscara, principalmente em ambientes fechados”, completou Cristiane.

São Paulo – Vacinação dos profissionais de saúde contra H1N1 no Hospital das Clínicas (Rovena Rosa/Agência Brasil)

LEIA TAMBÉM:

plugins premium WordPress
Rolar para cima