Prefeituras do Vale do Ivaí já organizam a programação para o desfile cívico de 7 de setembro, que celebra a Independência do Brasil. Escolas municipais e estaduais, além de entidades e projetos sociais, ensaiam apresentações que destacam valores de cidadania, patriotismo e a diversidade da história brasileira.
Em Ivaiporã, segundo o secretário de Cultura, Dionata Rodrigues, 72 instituições e cinco bandas, entre marciais e fanfarras, já confirmaram presença. “O tema será Brasil, país de muitas histórias, buscando ilustrar para a população esse Brasil rico e diverso”, explicou. (fotos abaixo)
A abertura oficial será às 8 horas na Praça Manoel Teodora da Rocha, com o hasteamento da bandeira. O desfile começa às 8h30, na área central da cidade.
O Centro Cultural Olívia Hauptmann também terá participação especial, com cerca de 120 alunos do projeto de Formação Artística, divididos em quatro grupos que representarão momentos históricos do país. “Todos estão se mobilizando com figurinos e acessórios para levar um pouco da história do Brasil ao desfile”, destacou Dionata.
O maestro Josuel Roberto, da Banda Municipal de Ivaiporã (Bamui), disse que os ensaios estão adiantados. Além da Bamui, ele também ensaia as fanfarras do Colégio Bento Mossurunga e do Colégio Cívico Militar Antônio Diniz. “As expectativas são as melhores. Acredito que este será um dos maiores desfiles já realizados em Ivaiporã”, afirmou.
Desfile em Jardim Alegre
Em Jardim Alegre, o desfile também será pela manhã. Neste ano, o tema escolhido foi “Brasil de todas as idades, respeito e convivência”. O Colégio Estadual do Campo Cora Coralina, do distrito de Jardim Florestal, está a 15 quilômetros da cidade e terá participação ativa no evento.
Segundo Carlos Alberto Azevedo, diretor da escola, os ensaios já movimentam alunos e professores. “A fanfarra esteve na escola nesta semana, animando os estudantes e treinando para o desfile. A comunidade espera com entusiasmo esse momento”, disse.
A escola vai priorizar a participação dos alunos de forma simples, sem alegorias, mas com faixas e cartazes. “O importante é reforçar a mensagem do tema e mostrar o envolvimento da comunidade escolar”, completou.
O Colégio Cívico Militar Anita Garibaldi também marcará presença. O estudante João Vítor Fernandes, que faz parte da fanfarra, contou que os ensaios começaram no início do ano e que a expectativa cresce a cada encontro.
“Estamos ensaiando há meses e prontos para fazer bonito. É uma grande satisfação tocar com meus amigos e representar nossa escola”, disse. Segundo ele, uniformes e instrumentos já estão preparados para a apresentação.


