Grupo percorreu Argentina e Chile em roteiro cultural de 7 mil quilômetros
Professores da rede estadual do Vale do Ivaí realizaram, entre 5 e 17 de janeiro de 2026, uma viagem cultural pela Argentina e pelo Chile. O grupo cruzou a Cordilheira dos Andes e chegou ao Oceano Pacífico, em Valparaíso, após percorrer cerca de 7 mil quilômetros.
Participaram docentes dos colégios estaduais Barbosa Ferraz, Antônio Diniz, Idália Rocha e Presidente Kennedy, de Ariranha do Ivaí. A viagem foi feita em ônibus leito, com a ECB Turismo, de Ivaiporã. (fotos abaixo)
LEIA TAMBÉM: Prefeitura inaugura revitalização do Parque Ecológico Pouso Alegre
O roteiro saiu de Ivaiporã, passou por Uruguaiana, Buenos Aires e Mendoza, e incluiu a travessia dos Andes, a 3.200 metros de altitude, na região de Las Cuevas, próximo ao Monte Aconcágua.
No Chile, o grupo visitou Santiago e Valparaíso, onde realizou passeio de barco pelo Oceano Pacífico e conheceu leões-marinhos. A programação também teve visita a uma vinícola.
Após 13 dias e passagem por três países, os professores retornaram a Ivaiporã. Segundo os participantes, a experiência cultural e geográfica será aplicada em sala de aula.
“Viajar pela Argentina e pelo Chile, atravessando a Cordilheira dos Andes, foi uma experiência maravilhosa. As paisagens e a beleza natural tornaram cada momento único”, afirmou a professora Silvia Leticia Nunes.
O proprietário da ECB Turismo, Elso Bitencourt, destacou a importância do roteiro e lembrou que esta foi a primeira viagem internacional de longa distância realizada pela empresa. Segundo ele, o planejamento antecipado foi essencial para o sucesso do percurso, que envolveu três países, a travessia da Cordilheira dos Andes e cerca de 7 mil quilômetros rodados.
Elso também ressaltou o perfil do grupo de professores, que, segundo ele, enriquece a experiência. “Eles aproveitam cada detalhe cultural, histórico e geográfico. Para a ECB Turismo, foi uma honra conduzir essa primeira grande viagem internacional”, afirmou.



































