A Prefeitura de Jardim Alegre, através da Secretaria Municipal de Agricultura, iniciou na semana passada, a entrega de 40 mil mudas de café aos produtores do município que participam do Programa Fruti-Fé, lançado em 2019.
Segundo a secretária de agricultura Elizabete Aparecida Maciel, o viveiro é comunitário e os produtores recebem as mudas sem custo. Além da construção do viveiro, a prefeitura participa com as sementes, os tubetes, os insumos e a assistência técnica. O produtor colabora com a mão de obra.
“Este ano são 12 produtores beneficiados que nos ajudaram desde o plantio e na manutenção das mudas. Metade já retirou as mudas e o outros estão aguardando a chegada da chuva para retirar o restante”, relata Elizabete.
Essa é a segunda entrega de mudas através do programa. Em 2020, foram produzidas no viveiro 30 mil mudas. Com o programa, além de melhorar a qualidade do café, a expectativa é dobrar a produtividade dos cafezais locais.
O prefeito José Roberto Furlan diz o programa municipal, além do incrementar a produção e melhorar a qualidade do café, tem como objetivo, aumentar a renda do produtor. “Melhorando a renda, por consequência, melhoramos também a qualidade de vida do produtor e de sua família”, frisa Furlan.
