Ivan Maldonado Online

Trump posta foto de IA vestido de papa e gera polêmica

Trump posta foto de IA vestido de papa e gera polêmica

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou na última sexta-feira (02) uma imagem gerada por inteligência artificial em que aparece caracterizado como papa. A foto foi divulgada em sua rede Truth Social, sem legenda ou explicações.

Na imagem, Trump aparece sentado em um trono dourado, vestindo trajes papais brancos com detalhes dourados, mitra tradicional e crucifixo. Com a mão direita erguida, ele faz um gesto com o dedo indicador apontado para cima, comum em aparições públicas de pontífices.

Horas após a publicação, os perfis oficiais da Casa Branca no X (antigo Twitter) e no Instagram republicaram a imagem. O conteúdo foi divulgado 11 dias após a morte do Papa Francisco, ocorrida em 21 de abril, e cinco dias antes do início do conclave, marcado para 7 de maio, no Vaticano.

A publicação veio após declarações feitas por Trump no dia 29 de abril, quando afirmou a jornalistas na Casa Branca: “Eu gostaria de ser papa. Essa seria minha escolha número um.” Na mesma ocasião, citou o cardeal de Nova York, Timothy Dolan, como “muito bom”.

O Papa Francisco morreu aos 88 anos, com a causa da morte atribuída a derrame e insuficiência cardíaca, conforme laudo oficial do Vaticano. O funeral foi realizado em 26 de abril, na Basílica de São Pedro. Trump participou da cerimônia, e sua presença gerou críticas por parte da imprensa internacional e de membros do clero, especialmente após registros que o mostravam mascando chiclete durante o evento.

A imagem teve ampla repercussão. Até o meio-dia de 3 de maio (horário do Reino Unido), somava 78 mil curtidas no X e 58 mil no Instagram, segundo dados da Sky News. Os comentários se dividiram entre apoio e críticas.

Até o momento, o Vaticano não se manifestou oficialmente sobre a publicação. A Newsweek informou que procurou a Santa Sé, mas não obteve resposta. Segundo o Vatican News, o conclave reunirá cardeais de todos os continentes, incluindo nomes como Luis Antonio Tagle, das Filipinas, e Timothy Dolan, dos Estados Unidos.

Com informações (TN Online)

(Mais notícias da região)

LEIA TAMBÉM:

plugins premium WordPress
Rolar para cima
Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.