Ivan Maldonado Online

Ambulatório de Feridas da Fatec Ivaiporã fortalece atendimento gratuito pelo SUS

Atendimento gratuito no Ambulatório Regional de Feridas da Fatec Ivaiporã integra ensino, SUS e cuidado humanizado
Ambulatório Regional de Feridas da Fatec Ivaiporã atende gratuitamente pacientes encaminhados pelo SUS

O Ambulatório Regional de Feridas da Fatec Ivaiporã tornou-se um dos principais pontos de apoio da rede pública de saúde para o atendimento de feridas crônicas. O serviço é gratuito e atende pacientes estratificados e encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde. Além dos moradores de Ivaiporã são atendidos pacientes de várias regiões por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde.

Entre 2022 e 2025, o Ambulatório Regional de Feridas atendeu 155 pacientes. É voltado para realização de curativos simples e complexos – além de dispor de variadas coberturas especiais que auxiliam e aceleram a cicatrização das feridas. A rotina diária de atendimento inclui acompanhamento e estadiamento da ferida, orientação de manejo em casa e principalmente humanização no cuidado. (fotos abaixo)

A maioria dos pacientes é portadora de doenças cardiovasculares, como, por exemplo, hipertensão, neuropatia diabética e insuficiência vascular – comorbidades que, sem o acompanhamento e tratamento corretos, ocasionam lesões nas pernas e nos pés.

Acompanhamento

A enfermeira Amanda Ferreira, que atua diariamente no Ambulatório Regional de Feridas, explicou que, após a avaliação de admissão, o paciente que não faz acompanhamento com o clínico vascular é encaminhado para que comece o quanto antes o tratamento. “Não tem como tratar a ferida sem tratar a causa dela”, afirmou Amanda Ferreira.

Muitos pacientes convivem, há muitos anos, com lesões abertas. A enfermeira explicou que úlcera venosa, por exemplo, é uma doença progressiva uma vez que os vasos das pernas não funcionam bem para levar o sangue de volta ao coração. “O sangue se acumula, a pele fica mal nutrida, vulnerável e ocorre o rompimento de veias – formando a ferida. Quando conseguimos dar alta é uma alegria imensa! Os pacientes saem radiantes. É muito gratificante devolver a autonomia e a autoestima dos pacientes, e ver o quanto são gratos pela equipe do Ambulatório Regional de Feridas”, descreveu Amanda Ferreira.

Embora o atendimento tenha caráter assistencial, o Ambulatório Regional de Feridas é também um espaço de formação profissional. Os acadêmicos da área da saúde, principalmente do curso de Enfermagem, cumprem estágio supervisionado a partir do 9º período, realizam triagem, aprendem como realizar, manejar e orientar os pacientes – além de elaborar relatórios clínicos.

Quanto aos acadêmicos do curso Biomedicina também desenvolvem análises de culturas bacterianas no período de estágio. O objetivo é comparar agente biológico e averiguar a existência no ambiente. Desta forma amplia-se o vínculo entre ensino e prática. 

Ambiente hospitalar

A enfermeira mostrou que a estrutura contribui para um cuidado completo. “É um ambulatório completo e muito semelhante ao ambiente hospitalar. Temos macas, climatização para garantir conforto, confecção e esterilização dos materiais em autoclave.  Além disso, o Ambulatório Regional de Feridas segue orientações da Vigilância Sanitária de Ivaiporã – o que proporciona segurança ao paciente e fortalece a formação dos alunos”, explicou Amanda Ferreira.

Para a secretária municipal de Saúde de Ivaiporã, Cristiane Pantaleão, o serviço reduz a demanda sobre as UBS e qualifica o atendimento. “Sem o Ambulatório Regional de Feridas, os casos seriam acompanhados exclusivamente na Atenção Básica. Por isso, a parceria com a Fatec é muito importante para os pacientes”, observou Cristiane Pantaleão.

No Ambulatório Regional de Feridas os atendimentos são realizados diariamente no período da tarde. E, às segundas e quintas-feiras, são feitos na parte da manhã. 

* Fonte: Assessoria de Imprensa da Fatec Ivaiporã

(Mais notícias da região)

LEIA TAMBÉM:

Rolar para cima
Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.