A Prefeitura de Ivaiporã apresentou na segunda feira (29), o protocolo de atendimento ao enfrentamento da Covid-19. O protocolo foi debatido e aperfeiçoado por técnicos, enfermeiros e médicos do Departamento Municipal de Saúde.
Há 1 ano, os profissionais de saúde seguem o protocolo do Ministério da Saúde. No entanto, o prefeito Carlos Gil percebeu a necessidade de padronizar os atendimentos aos pacientes no município, considerando o impacto da variante brasileira P1, cujas mutações tornam o coronavírus mais contagioso.
“Agradeço e parabenizo os profissionais de saúde pela luta contra a pandemia do coronavírus em Ivaiporã. Afinal, o risco é diário. Por isso, solicitei à diretora do Departamento Municipal de Saúde, Cristiane Pantaleão, que elaborasse uma metodologia preventiva priorizando a ciência”, disse Carlos Gil.
Renomados cientistas e médicos citam evidências científicas e clínicas para defender o uso medicamentos para evitar que pacientes progridam para fases mais graves da doença.
“O nosso objetivo é alinhar o atendimento ao paciente com sintomas e seguir os procedimentos de isolamento, monitoramento por 30 dias – independente do resultado de coleta para RT-PCR ou coletas laboratoriais, e tratamento conforme necessidade clínica”, explicou a diretora do Departamento Municipal de Saúde, Cristiane Pantaleão.
Recentemente prefeitura contratou a infectologista Angélica Barros para o Centro de Triagem Coronavírus para priorizar o trabalho preventivo. Além disso, os pacientes que eventualmente precisam de reabilitação respiratória passam a contar com atendimento de fisioterapeuta. O objetivo é evitar que o paciente necessite internamento na UTI.
O Protocolo de Atendimento ao Enfrentamento do Covid-19 foi elaborado pela diretora do Departamento Municipal de Saúde, Cristiane Pantaleão; médico epidemiologista, Marcos Pinheiro; infectologista do Centro de Triagem Coronavírus, Angélica Barros; enfermeira Janaina Barbosa; coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Nilza Fernandes; coordenadora da Atenção Básica, Simone Tomaz; coordenadora da Vigilância Sanitária, Elaine Aparecida Nogueira; coordenador do Laboratório Municipal; Fabiano Ricardo da Silva; farmacêutico da Vigilância Sanitária, Luiz Cláudio Mazzei; coordenadora da Assistência Farmacêutica, Silvia Caetano Eisele; representante dos profissionais de saúde, Áurea Carneiro; e pela auxiliar administrativo, Queliane Henares.