Após uma longa viajem de mais de dois mil quilômetros, da região do nordeste do Brasil até o município de Mandaguari, no norte do Paraná, uma jiboia foi encontrada no meio da carga de um caminhão, que estava descarregando em uma fábrica da cidade. O caso aconteceu na manhã de sexta-feira (17).
Ao se depararem com a cobra, os trabalhadores chamaram o Corpo de Bombeiros, que realizou o resgate. A corporação de Mandaguari entrou em contato com as equipes de Apucarana, que acionaram o biólogo Felippe Fernando – profissional que é acionado para dar suporte nessas situações de resgates de animais silvestres.
Segundo o biólogo, o animal não é uma espécie peçonhenta e não pode ser solto no estado paranaense. “Mesmo ele sendo da fauna brasileira, não podemos soltar aqui no nosso ambiente, pois ele não é nativo da nossa região. Ele deve ser devolvido para o nordeste ou entregue para órgãos ambientais daqui”, explicou Felippe.
A jiboia, por estar acostumada a ambientes mais quentes, deverá voltar à região de onde veio. Por isso, os bombeiros encaminharam a cobra para o Centro Universitário Filadélfia (Unifil), em Londrina, também no norte do Estado.
Confira o vídeo do biólogo Felippe Fernando:
Com informações TN Online