O Instituto Água e Terra está investigando o motivo de peixes estarem morrendo no Rio Formosinho no Distrito de Jacutinga, afluente do Rio Ivaí. A denúncia foi encaminhada ao Instituto de Água e Terra (IAT) no final da semana passada pelo Departamento Municipal de Meio Ambiente, após denúncias da população.
A suspeita de moradores da região é de que a morte dos peixes pode estar associada à contaminação causada pelo homem.
“Estamos em uma região agrícola, e pode ter ocorrido que alguém possa ter usado o local como abastecedor de pulverizador e acabou contaminando à água”, disse um morador da região.
Segundo a diretora municipal de Meio Ambiente, Denise Kusminski, foram realizadas vistorias no afluente em pelo menos três pontos do rio que fica a cerca de 10 quilômetros do Rio Ivaí e coletada amostras da água pelo IAT para análise.
Ela explica que os laudos laboratoriais estão sendo processados e os resultados devem ser finalizados dentro de 15 dias.
“A população pode e deve nos ajudar denunciando crimes ambientais para que os órgãos responsáveis possam tomar providências. É dever de todos cuidar, porque o meio ambiente é para todos”, ressaltou Denise.
Veja: