A Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí (Fatec) de Ivaiporã realizou, na noite de quarta-feira (07), a Cerimônia de Entrega dos Jalecos para a primeira turma do curso de Medicina, no anfiteatro da instituição. A aula inaugural foi realizada na manhã do mesmo dia, e marcou um momento histórico para a região. A noite também foi de homenagem ao médico pioneiro Seizi Kawano.
Fábio Costa, mantenedor e diretor geral da Fatec, expressou a profunda emoção ao ver um sonho se concretizando não só pare ele, mas para toda a região. “É um dia muito especial, uma alegria que não tem como mensurar. É difícil até de expressar sem me emocionar. Este momento é uma conquista, não só para mim, mas para toda a comunidade”.
Para ele a entrega do jaleco simboliza não apenas o início da jornada acadêmica dos estudantes, mas também o início da realização de um sonho compartilhado entre alunos e suas famílias. “O jaleco representa a concretização de um sonho, tanto para os alunos quanto para suas famílias. É o começo de uma longa jornada, que será trilhada com responsabilidade, respeito e o compromisso de fazer a diferença na comunidade e na vida das pessoas.”
Durante a cerimônia, o prefeito Luiz Carlos Gil destacou a importância do curso para o desenvolvimento da cidade.
“Um grande sonho de Ivaiporã está sendo realizado hoje. O futuro chegou a Ivaiporã, com tudo de positivo que tem acontecido na nossa cidade. Com a instalação do curso de Medicina pela Fatec, consolidamos Ivaiporã como um polo universitário. Isso certamente trará muitos investimentos privados e uma mudança positiva para Ivaiporã”.
Gil também ressaltou o impacto que o curso terá na saúde pública local e da região. “A saúde de Ivaiporã, assim como dos municípios da 22ª Regionais, dará um salto de qualidade. Com a faculdade de Medicina, além de trazer diversos profissionais, também atrairá mestres, professores e doutores”.
Emoção e Expectativa
O momento foi emocionante para os alunos e seus familiares, que participaram da solenidade.
O pai de uma das alunas o empresário José Carlos Colussi expressou sua satisfação com a possibilidade de ter sua filha estudando Medicina em Ivaiporã, destacando a importância do curso para a cidade.
“É uma grande oportunidade poder formar filhos médicos aqui em Ivaiporã. Isso traz mais segurança, pois eles podem estudar perto de casa, sem precisar se deslocar para cidades mais distantes. Além disso, fortalece a nossa cidade com esse curso que a Fatec trouxe para nós. Espero que esse curso forme bons profissionais para nossa cidade e região.”
A aluna Giovana Boing Bobeck, que havia cursado o primeiro semestre de Medicina em outra cidade mais distante, compartilhou sua expectativa em relação ao novo curso na Fatec.
“Minha expectativa é muito grande. Eu já cursei um semestre em Campo Mourão, mas decidi vir para cá para ficar mais perto da família. A estrutura aqui está excelente, e eu espero que esses seis anos sejam muito bons, para que possamos realizar nossos sonhos juntos”, comentou Giovana, que já está residindo em Ivaiporã.
Homenagem
Durante a cerimônia, o médico pediatra e neonatologista Seizi Kawano, diretor administrativo do Instituto de Saúde Bom Jesus, foi homenageado e recebeu o título de padrinho da primeira turma. Em seu discurso emocionado, Kawano destacou a importância da educação e da família, refletindo sobre sua própria trajetória.
Ele incentivou os estudantes a dedicarem-se aos estudos com entusiasmo e ética, lembrando que a jornada que se inicia é apenas o começo de uma missão nobre. “Aproveitem ao máximo essa estrutura que lhes foi proporcionada”, enfatizou o médico.
Kawano também se colocou à disposição dos estudantes para orientações e futuras oportunidades de estágio, reafirmando seu compromisso com a formação dos novos profissionais da saúde.