O último final de semana foi marcado por um número expressivo de encalhes de animais marinhos nas praias do Paraná. Entre sábado (04) e domingo (05), o Laboratório de Ecologia e Conservação de Mamíferos e Répteis Marinhos (LEC), do Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná (UFPR), recebeu 26 acionamentos e resgatou animais feridos ou mortos, em sua maioria pinguins-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus), tartarugas-cabeçuda (Caretta caretta) e tartarugas-verde (Chelonia mydas), com maior ocorrência de encalhes em Guaratuba e Pontal do Paraná.
Segundo a bióloga e coordenadora do PMP-BS/UFPR, Camila Domit, as condições ambientais como a intensidade do vento entre sexta e sábado possivelmente propiciaram o aumento dos encalhes registrados em curto tempo, no entanto o que levou os animais a morte ainda é investigado e múltiplos fatores podem ter contribuído.
“Nesta época do ano é comum encontrarmos em nosso litoral tanto espécies migratórias como as residentes. O aumento da ocorrência de animais na zona costeira resulta em maior risco de interações destes com as atividades humanas e a mortalidade dos animais em nosso litoral”, ressalta.
Alguns dos animais resgatados sem vida serão encaminhados para necropsia e somente após análises biológicas será possível descobrir a causa da morte.
Fonte: LEC-UFPRe