Ivan Maldonado Online

Coordenador de Medicina Veterinária da Fatec Ivaiporã publica artigo no British Journal of Clinical Pharmacology

Paulo Roberto Nunes de Góes é o primeiro autor de artigo publicado no British Journal of Clinical Pharmacology.
Paulo Roberto Nunes de Góes, coordenador de Medicina Veterinária da Fatec Ivaiporã

Coordenador Paulo Roberto Nunes de Góes é primeiro autor de pesquisa sobre uso oral da cetamina em doses analgésicas

O coordenador do curso de Medicina Veterinária da Fatec Ivaiporã, Paulo Roberto Nunes de Góes, é o 1º autor de um artigo publicado no British Journal of Clinical Pharmacology – periódico da British Pharmacological Society.

O artigo, que está acessível pelo link https://bpspubs.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/bcp.70662?af=R ou https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/42409611/ analisa o comportamento da cetamina administrada por via oral em doses analgésicas e avalia esquemas de dosagem para diferentes populações adultas.

LEIA MAIS: “Estudar Medicina na Fatec Ivaiporã é aprender em diferentes campos de estágio”

O trabalho foi desenvolvido com as pesquisadoras da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Marilda Onghero Taffarel e Andréa Diniz. O periódico científico internacional é classificado como A1 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) – faixa mais alta do sistema Qualis.

PBPK

Intitulado Application of physiologically-based pharmacokinetic modelling to guide oral ketamine prescription in analgesic doses, o artigo utiliza modelos farmacocinéticos baseados em fisiologia, conhecidos pela sigla PBPK. Estes modelos reúnem informações sobre o medicamento e características do organismo para simular processos como absorção, distribuição, metabolismo e eliminação.

Segundo Paulo Góes a pesquisa avaliou a cetamina e a norcetamina, metabólito ativo formado após a metabolização do fármaco. Dados clínicos disponíveis na literatura científica foram usados na construção dos modelos, posteriormente validados com conjuntos independentes de informações. As simulações consideraram adultos caucasianos, japoneses e chineses.

“Os resultados apontaram diferenças na exposição às substâncias entre as populações analisadas. Nos adultos asiáticos, a exposição à cetamina foi aproximadamente 60% maior, enquanto as concentrações de norcetamina ficaram 25% abaixo das observadas em caucasianos”, explicou o coordenador.

Entre os esquemas testados, doses orais de 0,75 a 1 miligrama por quilo, administradas em intervalos de 6h a 8h mantiveram concentrações estáveis de norcetamina dentro da faixa terapêutica para analgesia, sem alcançar níveis associados a efeitos anestésicos ou adversos. Os autores indicam que a norcetamina pode contribuir de forma significativa para a manutenção do efeito analgésico e servir como parâmetro para monitoramento e ajuste individualizado da dose.

Paulo Góes participou da concepção do estudo, análise dos dados, desenvolvimento dos modelos PBPK e da elaboração do manuscrito. A pesquisa reúne conhecimentos de farmacologia, farmacocinética, modelagem computacional e medicina de precisão – e contou com apoio da Capes e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Com informações Assessoria de Imprensa
(Mais notícias da região)

LEIA TAMBÉM:

Rolar para cima
Logotipo Ivan Maldonado Online
Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.