Ivan Maldonado Online

Humana realiza primeiro encontro de conscientização sobre o autismo, em Ivaiporã

A Humana – Clinica Multiprofissional de Ivaiporã promoveu no último sábado (2), o primeiro encontro municipal de conscientização do autismo, reunindo pais, responsáveis, crianças e representatividades do município. O evento aconteceu no Plenário da Câmara de Vereadores.

O evento proporcionou aos participantes uma apresentação sobre o transtorno, esclarecendo dúvidas e assuntos pertinentes ao tema. “Devido ao grande número de casos que tem surgido na região e no mundo, tem dispersado essa curiosidade na população, nas escolas e nas próprias clínicas. Isso despertou na nossa equipe da Humana a necessidade de informar e conscientizar a população, de que que este aumento de alguma forma vai impactar a nossa sociedade, se não começarmos a fazer algumas adequações para fazer que essas crianças sejam inclusas e tenham acessibilidade para elas também”, disse a terapeuta ocupacional Tânia Carolina Barbosa.

A psicóloga Gabrielly Manesco   Felipe, explica que o autismo é um transtorno de desenvolvimento, “tem o prejuízo de comunicação, a criança pode ter a fala em atraso ou não tem, existe também o prejuízo na interação social, onde a criança não consegue ter o contato. E existe prejuízos também nesses comportamentos, o movimento Flap, que é aquele movimento onde a criança autista faz ao levantar os braços e balançar as mãos”.  

Durante o encontro também foi esclarecido diversos assuntos em relação aos direitos do autista. Questão de descontos, direito de estacionamento, de atenção especializada no ENEM e até do Imposto de Renda. “São várias coisas interessantes que o autista tem como direito, e isso os pais tem que estar sabendo”, relata a psicóloga da Humana, Meire Nunes.

Euzélia Lopes, presidente da Apae de Ivaiporã destacou a importância do primeiro encontro na cidade.  “Fiquei muito feliz, porque até então nunca houve esse encontro de conscientização para o autismo, e um encontro desse está sendo muito importante para que possamos integrar essas crianças, pais e mães junto à sociedade”.

A presidente do legislativo, Gertrudes Bernardy, se colocou à disposição para que o trabalho seja desenvolvido e mais encontros e reuniões sejam realizados. “Um evento de suma importância, para trazermos à tona, falar sobre esse assunto, trazer a realidade do nosso município e do nosso pais. Estamos de braços abertos e sempre que precisar da Câmara de Vereadores nos colocamos a disposição de estar discutindo e fazendo eventos que venha ao encontro da necessidade dos pais e dos alunos”. 

(Mais notícias da região)

LEIA TAMBÉM:

plugins premium WordPress
Rolar para cima